ARTIGOS, NOTÍCIAS E REPERCUSSÕES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Governo de Goiás proíbe porte de arma por policial fora de serviço.

O Governo do Estado de Goiás anunciou nesta semana a proibição de policiais portarem armas fora do horário de seu expediente. A medida decorre do caso registrado durante uma festa sertaneja, que resultou na morte de um jovem por um policial civil.
 
Embora a ideia de se proibir o porte de armas por policiais fora de serviço não seja nova, é a primeira vez que um governo a põe em prática.
 
Na análise do pesquisador em segurança pública Fabricio Rebelo, vinculado à ONG Movimento Viva Brasil, a medida é um erro e aumenta muito os riscos à vida dos policiais. "Infelizmente, vemos outra vez a ideologia desarmamentista sem qualquer fundamento ser posta em prática, agora com o agravante de expor a ainda mais riscos os policiais, que não deixam essa condição ao saírem do serviço", afirma Rebelo, para quem "é necessário compreender que a função policial é contínua e que a ação do policial durante o serviço pode gerar vingança ou reação fora dele, daí a absoluta necessidade de que essa categoria preserve a possibilidade de se defender a qualquer hora".
 
Rebelo afirma que o fato ocorrido na festa sertaneja não pode ser utilizado como justificativa para uma medida tão drástica. "O caso usado como justificativa pelo governo de Goiás sequer foi ainda apurado e, pelas imagens divulgadas até agora, é fácil perceber que o autor do disparo tentava proteger uma pessoa que estava sendo agredida. Usar um caso assim para punir toda a categoria de policiais e potencializar os riscos de quem venham a morrer fora de serviço é um completo absurdo", aponta o pesquisador.
 
A quantidade de crimes dessa natureza, no comparativo com o total de ocorrências, seria outra prova do desacerto da medida. "Para cada caso como o agora noticiado, existem mais de cem homicídios cometidos por criminosos habituais, com armas ilegais, sendo nisso que as forças de segurança deveriam estar focadas. Parece que estão fechando os olhos para o efetivo problema da segurança pública e criando factoides para desviar a atenção da sociedade, agora à custa de um enorme risco à vida dos policiais", critica Rebelo.
 
Até o momento não foram divulgados detalhes sobre a proibição ou alguma manifestação de órgãos representativos da categoria dos policiais.

7 comentários:

  1. QUERO SÓ VER QUANDO POLICIAIS COMEÇAREM À SEREM ASSASSINADOS FORA DO HORÁRIO D SERVIÇO ... GOVERNADOR RIDÍCULOOOOOOOOOOOOOOO E IDIOTA ... ABSURDOOOOOOOOOOOOOOOO, TCHÊ !!!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser mentira, caso seja verdade, a proibição é ILEGAL!

    ResponderExcluir
  3. Que ridículo.... ele deveria abdicar de seus seguranças também, de escolta armada... aí sim... desarmar polícia é colocar alvo nas costas dos policiais e da população... Medida inconsequente, irresponsável e inconstitucional!

    ResponderExcluir
  4. FAZER JUIZO DE DIREITO DE QUALQUER CIDADÃO,É CRIME. O POLICIAL SE QUER FOI JUGADO,NÃO É ACEITÁVEL ESSA PUNIÇÃO,PELO QUE TENHO ACOMPANHADO O GOVERNO SEMPRE DERRESPEITANDO O DIREITO DOS CIDADÕES,ISSO NÃO VAI TERMINAR BÉM,O MAU DE TODO ESPERTO É PENSAR QUE TODO MUNDO É BOBO.

    ResponderExcluir
  5. SIM, MAS TEM QUE SER MUITO FDP O PM DE SERVIÇO QUE PRENDER UM COLEGA PORTANDO ARMAS FORA DELE...

    ResponderExcluir
  6. Isso não vai contra o próprio estatuto do desarmamento? acho que essa lei é invalida pois contraria lei federal (estaburro do desarmamento) que é superior.

    ResponderExcluir
  7. essa é a melho forma de acabar com a violencia causada por polincias,o governo esta reagido certo.todos os Estados deverias aplincar esssa lei.

    ResponderExcluir