ARTIGOS, NOTÍCIAS E REPERCUSSÕES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Manobra do PT impede votação de PL em favor de Colecionadores e Atiradores Desportivos

No último dia 19 de junho, uma audiência pública na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados discutiu diversos projetos de lei tendo por tema a autorização para o porte de arma de fogo por algumas categorias. Dentre tais projetos, o PL 6971/10, de autoria do Dep. Milton Monti (PR/SP), que confere o direito à categoria dos Colecionadores e Atiradores Desportivos. 

A impressão geral após a audiência foi a de que toda a polêmica derredor desse projeto teria sido desfeita, já que os argumentos em favor de sua aprovação foram contundentes e, em sentido contrário, não se apresentou qualquer fundamento para sua rejeição. A concordância geral foi tamanha, que o próprio deputado Vanderley Siraque (PT/SP), tradicional oposicionista à concessão de porte para qualquer segmento, chegou a se manifestar expressamente no sentido de "não ter nada contra a proposta".

Entretanto, mesmo diante de toda a argumentação apresentada naquela oportunidade, a bancada petista na comissão vem engendrando manobras para evitar sua votação e a esperada aprovação. Primeiro, na sessão do dia 26 de junho, a ausência dos parlamentares gerou a falta de quórum para a votação; agora, no último dia 11 de julho, uma manobra da bancada contrária ao projeto impediu mais uma vez sua apreciação, com o pedido de vista do deputado Nazareno Fonteles (PT/PI), suplente na comissão.

Atribuído nos bastidores a uma articulação dos deputados Alessandro Molon (PT/SP) e Vanderley Siraque (PT/SP), o pedido de vista surpreendeu aqueles que acompanham a tramitação da proposta. Representante da categoria dos Colecionadores e Atiradores Desportivos na audiência pública, Fabricio Rebelo comentou o ocorrido: "é estranha essa resistência à votação do projeto, que deve levar à sua aprovação, pois ficou muito claro na audiência pública que a proposta é necessária e, principalmente, positiva para a segurança pública, contribuindo, não só para evitar investidas contra a categoria, mas também impedindo o ataque de criminosos aos seus acervos".

Rebelo ainda enfatizou que o projeto não aumenta a quantidade de armas com o cidadão, pois visa autorizar o porte a uma categoria que já tem acesso às armas. "Quando da discussão sobre o projeto, o deputado Milton Monti esclareceu a todos que, de todas a propostas em tramitação sobre o porte, esta é a única que não acrescenta armas à sociedade, pois a elas os colecionadores e atletas já têm acesso. O que se pretende é apenas autorizar seu uso como instrumento de autodefesa", afirma.

Mesmo com o retardamento, Rebelo ainda acredita na aprovação: "esperamos que o deputado autor do pedido de vista analise tecnicamente o assunto e assista os vídeos da audiência pública para formar sua opinião; se o fizer, certamente concluirá pela necessidade de aprovação da proposta", finaliza.

Saiba mais sobre a discussão desse projeto na audiência pública realizada na CSPCCO da Câmara dos Deputados clicando aqui.

6 comentários:

  1. o PT é na atualidade um partido que não tem projeto de governo e sim de poder,sendo assim é onde quer se perpetuar. Não te ninguém do PT preocupado com a vida de ninguém,haja vista a mortandade pelo uso de drogas e nas filas de hospitais públicos. A grande realidade é que o pT quer deixar a população civil totalmente fragilizada e indefesa nas mãos de marginais.

    ResponderExcluir
  2. Todo governo que não apóia a vontade de seu povo, tem que ser tirado do poder.

    ResponderExcluir
  3. Solicito a publicação neste site, de uma lista com o nome de todos os políticos desarmamentistas nas esferas Federal,Estadual e Municipal.

    ResponderExcluir
  4. Divulguem o nome desdas pessoas, pois, quem está contra a vontade do povo não merece nos representar.

    Vamos colcar para fora todas pessoas que são contra a vontade do povo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo PL 6971/10, este será um grande passo para fazer valer a vontade popular expressada no referendo de 2005.
    Atiradores tem que ter direito ao porte de armas de defesa, para garantir nossa segurança, do armamento e da munição que transportamos, tanto em nossa casa, quanto no trajeto entre nossas casas e os clubes de tiro.
    Justíssimo o projeto.

    ResponderExcluir
  6. Todo governo que é contra a vontade popular é TIRANO!

    ResponderExcluir