ARTIGOS, NOTÍCIAS E REPERCUSSÕES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Aécio Neves - Um tiro no pé de 60 milhões.

Por Fabricio Rebelo* 

O senador Aécio Neves, indiscutível postulante à Presidência da República, demonstrou na última segunda-feira, em sua coluna na Folha de São Paulo, uma inabilidade política gritante, fazendo seus leitores - e eleitores - presumirem o início de uma nova campanha fadada ao fracasso, especialidade de seu partido, o PSDB, nos últimos dez anos.

No momento em que os especialistas em segurança pública debatem os dados do Mapa da Violência 2013, que estampa o completo fracasso das políticas de desarmamento adotadas pelo país e demonstra um aumento das taxas de homicídio em pelo menos 6%, mesmo com a redução de 90% no comércio de armas e o recolhimento de mais de 600 mil delas, o senador também resolveu comentar o assunto. Porém, na contramão de absolutamente todos os dados técnicos e virando as costas para a realidade, enveredou pelo caminho de radicalizar nas iniciativas desarmamentistas.

Para o senador, o desarmamento voluntário não seria o suficiente, sinalizando-se a necessidade de um modelo coercitivo, talvez confiscatório, bem na linha do que seu guru político, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tentou implementar no ano 2000, ao simplesmente, e por decreto, proibir o registro de armas no Brasil - medida que logo foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal.

Para piorar, o senador, novamente demonstrando nenhum conhecimento do tema, repetiu uma cantilena falaciosa das entidades desarmamentistas brasileiras, aquelas que, também a exemplo de FHC, são favoráveis à liberação das drogas no país e por ela tanto lutam: a de que as armas com que se comete crimes têm origem interna. 

A informação é infundada. 

Primeiro, falar em origem de armas em um país em que só 8% dos homicídios são esclarecidos só tem um nome: especulação. Segundo, não há no país absolutamente nenhum estudo científico oficial sobre a origem do armamento que abastece o crime, sendo as supostas pesquisas a que alude o senador um mero estudo tendencioso de uma organização não governamental com sede no Rio de Janeiro e que, num universo de 115 mil armas apreendidas em uma década, escolheu criteriosamente 10 mil delas, rastreáveis, buscando sua origem. Terceiro, nas apreensões de armas com bandidos predominam as de calibre restrito (nunca comercializadas entre os cidadãos) e de origem estrangeira, o que se comprova com o simples acompanhamento à seção policial dos jornais.

São fatos que afloram cada vez mais de modo incontestável e que demonstram que a política de desarmamento é um enorme equívoco. Aliás, sua ineficácia hoje já é reconhecida até por quem inventou essa ideia, a ONU.

Por suas origens político-partidárias, realmente não se esperava que o senador Aécio Neves entendesse muito de segurança pública ou se preocupasse com ela. O que surpreende é uma manifestação tão grande de inabilidade política. Sobre um tema em que 60 milhões de eleitores brasileiros já se manifestaram em um sentido e, hoje, todos questionam fortemente o desrespeito à opinião popular e os efeitos negativos disso resultantes, ele parte em defesa da opção derrotada. Um enorme tiro no pé, no caso, em 60 milhões deles.


* Fabricio Rebelo é bacharel em direito, pesquisador em segurança pública, coordenador do Movimento Viva Brasil na região Nordeste e colaborador do blog @DefesaArmada

** Este texto pode ser livremente reproduzido, desde que na íntegra e com indicação do autor.

18 comentários:

  1. O Aécio deixa a entender que o problema seria as armas compradas legalmente e depois roubadas.
    Por que a PF não apresenta o número de armas registradas roubadas anualmente? Não há subnotificação neste caso. Ninguém em sã consciência deixa de informar à polícia que uma arma registrada foi roubada. Por que então não apresentam este dado, considerando ser ele fundamental para desempatar o debate? Parecem estar escodendo algo!

    ResponderExcluir
  2. A coisa é mais simples do que parece querem diminuir a criminalidade? É só punir quem tem que ser punido, e parar de culpar a população de bem pela incompetência de vcs, bandido existe em todos os meios, não é mesmo? mais é claro se a justiça começar a punir os marginais provavelmente o Brasil ficaria com poucos representantes, então vamos fazer melhor vamos por pais de família na cadeia ou melhor sujar suas fichas com um estatuto que visa a fragilidade da população bom não adianta falar muito a verdade todos sabem.

    ResponderExcluir
  3. São políticos que não tem o que fazer,e nem algo melhor para pensar que acabam indo em debates com argumentos infundados,como o caso desse rapaz,que teima em pensar que entende de tudo um pouco. Desespero pela presidencia no futuro.

    ResponderExcluir
  4. ESTAMOS SEM REPRESENTAÇÃO PARA PRESIDENTE ENTAO

    ResponderExcluir
  5. É lamentável que o Brasil não tenha uma oposição de verdade. O Senador Aécio Neves, se continuar apoiando a atual famigerada política do desarmamento do governo petista simplesmente não terá chance de ser eleito presidente, pois uma grande parcela da população é contra a atual política de desarmamento. O problema da violência não são as armas legais nas mãos dos cidadãos de bem, mas sim aquelas que estão nas mãos de bandidos e do crime organizado. O Problema da violência no Brasil é a impunidade por leis antiquadas que só beneficiam bandidos, principalmente o de colarinho branco. Faltam políticas e investimentos em estrutura funcional da Segurança Pública e da Justiça. Faltam vagas em presídios e muitos que existem estão em estado precário. O país tem um déficit de mais de 200.000 vagas em presídios. Existem comarcas que sequer tem cadeia pública, faltam juízes em muitas comarcas, promotores, delegados, investigadores, peritos criminais e equipamentos e viaturas para realizarem seus trabalhos etc. É preciso uma reforma urgente no Estatuto da Criança e do Adolescente. É preciso a diminuição da maioridade penal. Os bandidos não estão nem ai para campanhas de desarmamento, eles estão soltos e bem armados e com armas importadas de grosso calibre, fazendo ataques, assaltos, sequestros etc e você cidadão se ficar calado vai ficar desarmado e sem segurança pública... Enquanto os índices de violência só aumentam o Gov. Federal do PT só sabe fazer campanhas inúteis de desarmamento que só atingem as pessoas de bem. Mas o grande objetivo deles é acompanhar as diretrizes do grupo socialista/comunista ONG: “foro de São Paulo”, promover o desarmamento de toda população, colocar uma mordaça na imprensa, controlar os meios de comunicação e para assim tentar implantar um regime populista e totalitário e aos moldes do regime totalitário comunista da Venezuela, Cuba, etc.

    ResponderExcluir
  6. Senhores, nada se pode esperar destes esquerdiopatas. (fluor hidro carboneto, andalécio navais, lulinha aguardente da silva, dilmainha russafet, josef serrista vampiro maluco), todos, mas todos seguem a linha pregada pelos instrutores do modelo russo de dominação. (mas não se esqueçam, eles pagam valores estratosférico em guardas-costas.), contudo, tenham paciência, um certo joão pedro stédile vai ensina-los que a mer...cadoria será para todos. ele vai por fogo em ricos, remediados e pobres. vocês vão ver. ele prega a luta armada, veja as bases que estão montando (a principal fica em porto primavera - disfarçadamente base operacional do mst). segue a linha dos chineses. o tempo se conta à longa, e não em dia/mês/ano.

    ResponderExcluir
  7. muita sacanagem, estava pensando em votar nele pensando que haveria mudança mas infelizmente ele é farinha do mesmo saco do PT, ta complicado votar para presidente.

    ResponderExcluir
  8. A privataria tucana está definitivamente imperando... agora mais essa do senador Aécio Neves, ou ele está confiando nos números que seus assessores estão lhe dando e por sinal estão muito mal informados, ou está com medo de aceitar um fato: os traficantes e bandidos dominam o nosso país.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, eu gosto dessa cara! Do Fabricio Rebelo, é claro.
    Wolf

    ResponderExcluir
  10. AECIO PERDEU O MEU VOTO!

    ResponderExcluir
  11. Brasil = País de VERGONHA absoluta.... Já penso em meter o pé daqui, não aguento mais estes falastrões que se escondem no governo, roubam mais que os bandidos armados, pois detem de algum poder em suas mão sujas e porcas.

    Pena, pois o Brasil é um país lindo, onde tudo que se planta, nasce e dá frutos, temos água em abundância, temos a cor mais importante do mundo, que é o verde das matas, mas também temos uma corja de FDPs a frente do mesmo.

    ResponderExcluir
  12. Eu até votaria nele, mas ta dando muito bola fora, todos os políticos sem exceção é uma vergonha! não estão do lado do povo, só favorecem os bandidos e a suas classes, Cidinha Campos neles... Paz e Justiça somente no no Reino que estou esperando... O DO MESSIAS...

    ResponderExcluir
  13. QUEM SE HABILITA A APONTAR UM POLITICO EXEMPLAR E DE MÃOS LIMPAS? DUVIDO! D+U= DU, V+I= VI, D+O= DO, DU VI DO!...

    ResponderExcluir
  14. eu vou me mudar para o paraguayyyyyyy,,chega de brasilll

    ResponderExcluir
  15. http://www.bhservico.com.br/desarmamento.htm
    http://www.olavodecarvalho.org/convidados/confisco.htm
    http://www.armaria.com.br/horzneb.htm
    http://www.armaria.com.br/aquemint.htm

    Vejam estes links e tirem suas conclusões

    ResponderExcluir
  16. Somente para abrir os olhos de algumas pessoas.
    Meu nome e Iriseu moro em Juiz de Fora MG,uma cidade com pouco mais de 500.000 habitantes que até pouco tempo de uma tranquilidade enorme.
    Agora a cidade tem uma alta repentina da violência principalmente casos de assaltos e assassinatos,e a principal causa se dá ao desvio de armas que foram entregues pelas pessoas na "Lei do desarmamento"e hoje se encontram nas mãos dos bandidos, pois não se sabe como mas estas armas que teriam que ter sido destruídas foram "desviadas" dos quartéis do exército e estão causando esta alta da violência.
    Este mesmo estado que quer desarmar a população NÂO tem controle algum para onde estas armas estão sendo " destruídas "simplesmente deixa o cidadão de bem desarmado.

    ResponderExcluir
  17. EU IA VOTAR NO AÉCIO. ESTOU DECEPCIONADO!

    ResponderExcluir
  18. esse candidato é mais um lixo que vai sujar mais ainda brasilia alias la é o lixão do brasil estamos sem opcao de candidato serio que ouvi o povo e luta pela causa de verdade.

    ResponderExcluir